Novo recurso permite registrar fraudes de forma digital, com análise em até 7 dias e possível devolução do valor em até 11 dias.
O Banco Central (BC) anunciou que, a partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix terão acesso a um botão de contestação nos aplicativos de bancos e instituições financeiras.
A novidade foi desenvolvida para atender situações de fraudes, golpes ou transferências realizadas sob coerção, tornando o processo mais ágil, totalmente digital e sem a necessidade de contato com atendimento humano.
O mecanismo aprimora o já existente Mecanismo Especial de Devolução (MED). Ao acionar o botão, a instituição financeira do recebedor é notificada imediatamente e deve bloquear os recursos na conta de destino. A partir daí, os bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o caso. Se confirmada a fraude, o valor é devolvido à vítima em até 11 dias.
O BC reforça que o botão de contestação não poderá ser usado em situações de desacordo comercial, arrependimento da transação ou erro de digitação da chave Pix, sendo exclusivo para ocorrências de golpes.
Agência Brasil
