Homem com quatro mandados de prisão reagiu à abordagem da PM na Estrada da Água Branca; policiais não correm risco
Na manhã desta sexta-feira (09), por volta das 6h, uma operação da Polícia Militar do Paraná na zona rural de Assaí, no Norte do estado, terminou em confronto armado, com a morte de um suspeito e dois policiais feridos. A ação ocorreu na Estrada da Água Branca e envolveu equipes da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar e do 30º Batalhão de Polícia Militar.
A operação foi planejada após trabalho de inteligência da 11ª CIPM e do 2º Comando Regional da Polícia Militar, que investigavam um roubo registrado em 2024 contra uma empresa do ramo de pneus, em Cambé. As diligências levaram à identificação e localização do suspeito, que possuía quatro mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Londrina, Cornélio Procópio e Cambé.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, LUCAS GUSMOES FROES, conhecido como MISERIA, reagiu à abordagem armado com uma pistola municiada e carregador alongado, investindo contra as equipes. Houve troca de tiros, e dois policiais militares foram atingidos na região da perna. Para garantir a progressão segura e conter a ameaça, os policiais realizaram entrada tática com escudo balístico, conforme os protocolos operacionais.
Os policiais feridos receberam atendimento imediato e foram encaminhados ao hospital, onde permanecem sob cuidados médicos, sem risco à vida. O suspeito foi alvejado durante o confronto; o SIATE foi acionado, mas ele morreu no local. A área foi isolada e os órgãos competentes acionados para as providências legais.
Além do mandado relacionado ao roubo de 2024, o indivíduo era procurado por crimes de receptação, tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo. No local, a PM apreendeu a pistola utilizada no confronto e um documento de identidade falso, empregado pelo suspeito para se passar por outra pessoa.
