Administração federal terá ponto facultativo nos dias 16 e 17 de fevereiro, enquanto agências bancárias retomam atendimento presencial apenas na Quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia
Os dias 16 e 17 de fevereiro serão de ponto facultativo na administração pública federal em razão do Carnaval. A medida foi definida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que também estabeleceu ponto facultativo até as 14 horas da Quarta-feira de Cinzas.
Com a folia do Momo, os bancos também terão funcionamento alterado. As agências permanecerão fechadas na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de Carnaval, retomando o atendimento presencial na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12 horas, no horário de Brasília. O encerramento das atividades neste dia ocorrerá no horário normal de fechamento das agências.
Durante o período, os caixas eletrônicos e os aplicativos bancários seguirão funcionando normalmente, permitindo a realização de saques, transferências e pagamentos digitais.
Boletos bancários e contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, com vencimento nos dias 16 e 17 de fevereiro poderão ser pagos sem acréscimo de juros na Quarta-feira de Cinzas. Já no caso de tributos e impostos com vencimento durante o Carnaval, a orientação é que o pagamento seja antecipado para evitar a incidência de juros e multas.
Em municípios onde as agências bancárias costumam encerrar o expediente antes das 15 horas, o início do atendimento será antecipado para garantir, no mínimo, três horas de funcionamento presencial ao público.
Agência Brasil
