Frente fria provoca ventania e temporais no Paraná; temperaturas devem despencar

Cambé

Rajadas de vento ultrapassam 90 km/h em algumas cidades e acumulado de chuva já atinge média de julho; mínima pode chegar a 5°C na terça-feira

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil no domingo (27) provocou chuvas intensas, ventos fortes e temporais em todas as regiões do Paraná. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), nove municípios registraram rajadas de vento superiores a 70 km/h. Em cinco localidades, o volume de chuva acumulado no dia já atingiu a média histórica para o mês de julho.

As rajadas mais intensas foram medidas em Diamante do Norte, com 91,1 km/h, seguido de Santo Antônio da Platina (83,5 km/h), Japira (76,3 km/h) e Guarapuava (74,5 km/h). Também houve registros expressivos em Laranjeiras do Sul, Campo Mourão, Londrina, Cornélio Procópio e Altônia. Na capital, Curitiba, os ventos chegaram a 49,3 km/h por volta das 21h30.

Na madrugada desta segunda-feira (28), as rajadas ainda superavam os 50 km/h em Londrina e Santo Antônio da Platina. Mesmo com o avanço da frente fria para a região Sudeste, a presença de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul segue influenciando o clima no Paraná.

A previsão para terça-feira (29) é de forte queda nas temperaturas, com mínima próxima de 5°C em algumas cidades do interior paranaense, marcando a chegada de uma nova onda de frio ao estado.

Agência Estadual de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *