Simepar prevê até três dias gelados com geada em várias regiões; termômetros podem marcar -2°C em cidades do Centro-Sul e Sudoeste
Uma nova frente fria que se formou no oceano começou a influenciar o tempo no Paraná nesta quinta-feira (7), trazendo chuva e marcando o início de uma intensa onda de frio no Estado. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), uma massa de ar polar deve avançar sobre o território paranaense entre sexta-feira (8) e o fim de semana, derrubando as temperaturas e provocando geada em diversas regiões.
Durante esta quinta-feira, o tempo segue instável em praticamente todo o Paraná. Pancadas de chuva isoladas podem ocorrer à tarde, com maior concentração e possibilidade de temporais localizados acompanhados de trovoadas no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Apesar disso, nas regiões Noroeste e Norte, como Paranavaí, Loanda e Paraíso do Norte, as temperaturas devem alcançar até 28°C durante a tarde.
Na sexta-feira (08), as instabilidades atmosféricas se espalham para outras regiões do Estado. A previsão indica chuvas mais intensas no Sudeste, nos Campos Gerais e na faixa Leste, especialmente nas áreas próximas à divisa com São Paulo e no litoral, com risco de tempestades entre a tarde e a noite.
O destaque da previsão fica para o fim de semana. O amanhecer de sábado (9) será marcado por frio intenso, com temperaturas negativas em cidades do Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste e Campos Gerais. Em municípios como Palmas e General Carneiro, os termômetros poderão registrar até -2°C. Nessas áreas, há possibilidade de geada moderada a forte, especialmente em vales e baixadas, onde a ausência de vento favorece a formação do fenômeno.
Com informações do SIMEPAR