A partir da próxima segunda-feira (17), milhões de trabalhadores começam a receber o abono salarial de 2023, com valores proporcionais ao tempo trabalhado no ano-base
O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, iniciará, na próxima segunda-feira (17), o pagamento do abono salarial para trabalhadores nascidos em janeiro. O abono é um benefício anual que visa fornecer um reforço financeiro aos trabalhadores de baixa renda, com valores que podem chegar a até um salário mínimo, dependendo do tempo trabalhado no ano-base, neste caso, 2023.
Para ter direito ao abono, o trabalhador precisa ter cumprido, no mínimo, 30 dias de trabalho em 2023 e ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 2.640). Além disso, a empresa precisa ser participante dos programas PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
O pagamento será realizado por meio de diversas opções, como depósito na Conta Poupança Social Digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem, ou através de saque em caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa Econômica Federal, utilizando o cartão social e a senha do trabalhador.
