Previsão aponta geadas, instabilidade e temperaturas mais baixas que em 2024; Cambé terá início de estação com frio rigoroso e dias chuvosos
O inverno de 2025 tem início oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20) e deve ser mais rigoroso que o do ano passado no Paraná. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a estação será marcada por temperaturas mais baixas do que as registradas em 2024, embora ainda levemente acima da média histórica. A previsão também indica chuvas dentro da normalidade para o período.
A sexta-feira de transição entre as estações já demonstra o padrão do novo inverno: instabilidade em boa parte do estado. As regiões Centro-Sul, Sudoeste, Oeste e parte do Noroeste terão nebulosidade intensa e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No Norte Central, Norte Pioneiro, Campos Gerais e Leste, o sol aparece entre nuvens, mas não se descartam chuvas isoladas, com temperaturas que podem passar dos 20 °C. Também há previsão de rajadas de vento moderado nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e litoral.
Em Cambé, o sábado (21) será de tempo firme, sem previsão de chuva. Já no domingo (22) e na segunda-feira (23), o tempo muda e a instabilidade se intensifica: são esperadas chuvas com 98% de probabilidade e média de precipitação de 8,4 mm. As temperaturas variam entre 11 °C e 24 °C.
A terça-feira (24) em Cambé, deve ser a mais fria da semana, com previsão de geada e termômetros entre 3 °C e 15 °C. Não há expectativa de chuva para o dia.
Na quarta-feira (25), o frio persiste, com mínima de 5 °C e máxima de apenas 18 °C, além da volta da chuva: 98% de chance e média de 2,6 mm. A partir de quinta-feira (26), as temperaturas começam a subir gradualmente, mas a instabilidade segue predominando até a segunda-feira (30), com máximas de até 21 °C e médias de precipitação diária em torno de 12,3 mm.
A trégua na chuva só deve chegar na terça-feira (1º de julho), com o retorno do tempo firme e temperaturas mais amenas.