Ventos de mais de 80 km/h arrancam telhados e uma casa é lançada sobre carro; Defesa Civil avalia decretar situação de emergência
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o temporal que atingiu Barra Bonita, no Oeste do estado, na noite de sábado (20), foi provocado por um tornado. Cerca de 40 imóveis foram danificados, e em um dos casos mais impressionantes, a força do vento arrancou uma casa de madeira, lançando-a sobre um carro, que acabou sustentando parte da estrutura.
De acordo com a Defesa Civil municipal, as rajadas ultrapassaram 80 km/h nas áreas mais atingidas. A prefeitura estuda a possibilidade de decretar situação de emergência. As instabilidades avançaram a partir da fronteira com a Argentina e também afetaram cidades vizinhas, como São Miguel do Oeste, onde houve queda de granizo e danos em construções.
O fenômeno foi identificado após análise de relatos e imagens de drone, que mostraram um corredor de destruição com telhados arrancados e árvores caídas — marcas típicas de tornados. Diferente dos furacões, os tornados têm diâmetro menor, geralmente de algumas centenas de metros, mas apresentam ventos muito mais intensos.
Nesta segunda-feira (22), a passagem de uma frente fria e a chegada de uma massa de ar seco devem estabilizar o clima, com previsão de tempo firme se estendendo do Oeste ao Leste catarinense ao longo da tarde.
